O Grau de Doutor em História é conferido aos estudantes que obtiverem um total de 240 créditos ECTS através de um documento único subscrito pelas quatro Universidades parceiras:
A obtenção dos 240 créditos é feita ao longo de um programa de trabalhos de quatro anos que se distribui da seguinte forma:
– 60 créditos nos dois primeiros semestres letivos que conferem um Diploma de Estudos Avançados em História e o respetivo suplemento ao diploma, num documento único suscrito pelas quatro Universidades parceiras.
– 180 créditos nos restantes três anos através da elaboração, discussão e aprovação de uma tese de doutoramento, incluindo a participação em 6 seminários semestrais de acompanhamento e respetiva orientação.
O PIUDHist é assim um programa de doutoramento de quatro anos, organizado em duas fases. O primeiro ano corresponde a uma aprendizagem avançada no campo da História e à preparação do projeto de tese, culminando com a apresentação e discussão pública do mesmo. Os três anos restantes correspondem à fase de investigação, análise e escrita da tese.
Todo o processo de formação é sujeito a um acompanhamento permanente e exigente, de modo a garantir que os doutorandos desenvolvam:
- a capacidade de definir, planear e executar, de forma independente, investigação de carácter empírico e teórico;
- a capacidade de identificar os problemas cruciais para a compreensão das questões de permanência e transformação no âmbito da análise histórica comparativa;
- a capacidade de pesquisa e análise das fontes mais relevantes para a investigação a desenvolver;
- a capacidade de selecionar e aplicar os métodos de investigação mais atualizados e apropriados aos seus objetos de estudo;
- a capacidade de efetuar uma pesquisa e avaliação crítica da investigação publicada;
- a capacidade de apresentar ao público, oralmente e por escrito, as conclusões da sua investigação e os mais atualizados estados-da-arte;
- uma familiarização com as melhores práticas e culturas académicas internacionais da área disciplinar da História.
O PIUDHist constitui um doutoramento em História, sem qualquer menção de especialidade. Privilegia, no entanto, quatro eixos temáticos principais, a que correspondem os seus seminários de especialidade e formação:
– Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas;
– Instituições e Desenvolvimento Económico;
– Impérios, Colonialismo e Pós-colonialismo;
– Movimentos Intelectuais e Sócio-culturais.