Seleção

O processo de seleção dos candidatos é realizado pela Comissão Diretiva do PIUDHIST de acordo com os seguintes critérios:

  • Classificação de licenciatura: 10%
  • Classificação de mestrado: 25%
  • Experiência e capacidade para desenvolver investigação avançada: 30%
  • Carta de motivação, entrevista e pré-projeto de doutoramento: 35%

A seleção dos candidatos tem assim em conta a profundidade e a relevância do percurso escolar anterior do candidato que pode ser atestado pelas classificações obtidas na licenciatura e no mestrado bem como pela tese de mestrado. Pondera igualmente a capacidade de desenvolvimento autónomo de investigação e a participação ativa na comunidade académica, avaliadas quer pelos trabalhos apresentados e publicados, quer através das cartas de recomendação. A carta de motivação, o pré-projeto de doutoramento e a entrevista constituem elementos igualmente relevantes na avaliação do mérito dos candidatos.

No final do processo de avaliação, os candidatos são seriados de acordo com a pontuação obtida através da aplicação dos critérios de seleção.

A decisão final da seriação das candidaturas, incluindo a decisão sobre a atribuição das bolsas FCT, será comunicada até um mês após a data de encerramento de cada uma das fases da candidaturas.