Estrutura Curricular

table_est_curr

O Seminário Metodológico promove uma reflexão e uma atualização historiográfica sobre questões essenciais da teoria e da metodologia do saber histórico. Visa criar as bases indispensáveis ao fortalecimento de uma cultura historiográfica alargada, que possibilite não só um exercício informado da atividade de historiador/a, como um acompanhamento qualificado dos principais debates que atravessam a disciplina.

Os Seminário de Projeto I e Seminário de Projecto II (obrigatórios) estendem-se pelos dois semestres do primeiro ano. O seu principal objetivo é preparar e apoiar os alunos na conceção dos seus projetos de tese, que deverão estar prontos para serem submetidos a um júri no final do segundo semestre. Visa ainda desenvolver competências de escrita científica, comunicação oral e questões éticas do trabalho académico.

Os Seminários de Especialidade visam atualizar e aprofundar o conhecimento sobre as problemáticas, as formulações teórico-conceptuais e a historiografia dos quatro eixos temáticos dominantes do PIUDHist. Estes seminários decorrem em duas modalidades diferentes (aulas e conferências), de forma alternada em cada um dos semestres. A modalidade de aulas corresponde à organização de uma sequência de sessões expositivas de duas horas semanais com uma estrutura curricular pré-determinada. A modalidade de conferências corresponde à frequência, em regime de escolha monitorizada, de um conjunto de seminários ou encontros científicos escolhidos entre os diversos eventos académicos oferecidos pelas instituições que integram o PIUDHist ou por outras instituições universitárias.

Em cada semestre, os alunos escolhem um seminário de cada uma das modalidades, tendo em atenção a seguinte distribuição dos seminários por semestre:

1º Semestre:
Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo I (aulas);
Movimentos Intelectuais e Socioculturais I (aulas);
Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas I (conferências);
Instituições e Desenvolvimento Económico I (conferências).

2º Semestre:
Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas II (aulas);
Instituições e Desenvolvimento Económico II (aulas);
Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo II (conferências);
Movimentos Intelectuais e Socioculturais II (conferências).

O Seminário de Acompanhamento (oferecido do 3.º ao 8.º semestre, durante o período de investigação e escrita da dissertação) visa acompanhar o trabalho de investigação e de preparação da tese em contexto de seminário, promovendo a apresentação e discussão de resultados parcelares, a permanente atualização bibliográfica, a resolução de problemas metodológicos e a troca de experiências de trabalho entre os doutorandos. Este seminário funciona de forma independente, mas articulada, relativamente à relação normal estabelecida entre os doutorandos e os seus orientadores.